ESC2019: Ensaios – Dia 5

Cumpre-se hoje o quinto dia de ensaios técnicos dos primeiros 15 países que irão competir na primeira semifinal do Festival Eurovisão da Canção 2019. Pelo palco do Pavillion 2 do Expo Telavive irão assim desfilar os seguintes países: Chipre, Montenegro, Finlândia, Polónia, Eslovénia, República Checa, Hungria, Bielorrússia, Sérvia, Bélgica, Geórgia, Austrália, Islândia, Estónia e Portugal. Estes ensaios já são abertos aos membros acreditados da imprensa. Cada país tem 20 minutos de ensaios, repetindo a canção as vezes necessárias durante este tempo e posteriormente terão a sua segunda conferência de imprensa.

O site oficial do evento disponibiliza excertos de cada um dos ensaios.

Chipre – Tamta –Reply – Segundo alguns observadores no primeiro ensaio de hoje Tamta não esteve perfeita vocalmente nas notas mais agudas, contudo tudo melhorou no desempenho seguinte. Os jatos de fumo no final da atuação acentuaram um certo dramatismo. Em televisão esta atuação está perfeita.
Certamente será finalista, é a nossa perceção.

Montenegro – D-Moll – Heaven – Os D-Moll estão muito bem neste segundo ensaio, quer vocalmente, quer na coreografia. Tudo está no lugar certo e a sua juventude faz o resto. Uma diferença para melhor do primeiro ensaio, para este.

Finlândia – Darude feat. Sebastian Rejman – Look Away Os vocais de Sebastian estão mais baixos mas isso não impede a sua má qualidade vocal. A câmara foca demasiado tempo na bailarina e as calças de Sebastian não são uma mais valia, antes pelo contrário. Dificilmente se qualificará.

Polónia – Tulia – Pali Sie O grupo está bem, um estilo diferente, quer seja a canção, quer seja a encenação, o que pode funcionar a seu favor. Gosto do seu outfit, contudo a canção não seduz em plano.

Eslovénia – Zala Kralj & Gašper Šantl – Sebi –  Zala parece estar a ter problemas com o monitor de audição.  Em relação à prestação no EMA, apenas o cenário mudou e para melhor. Zala não parece confiante e estar a passar por um mau momento. Uma canção linear sem chama. Será finalista? Não é líquido que assim seja.

República Checa – Lake Malawi – A Friend of a Friend – Não se verificam alterações significativas do primeiro ensaio para este, o que é bom porque estiveram bem no primeiro ensaio, alguns dos efeitos dos leds estão muito bem concebidos. Uma atuação divertida e otimista que poderá rumar à final.

Hungria – Joci Pápai – Az én apám – Uma boa prestação de Joci Pápai sem grandes alterações em relação ao primeiro ensaio. Agradáveis efeito de iluminação em dourado com o aparecimento de uma foto que parece ser a do pai do cantor.

Bielorrússia – Zena – Like it – Zena apresenta um novo outfit, mantendo as botas altas. A blusa branca com riscas em rosa nas mangas e no peito o que joga muito bem com a geometria rosa das telas de fundo. Um visual algo piroso. Uma atuação vigorosa de uma autêntica pop star, a sua voz na parte final está tensa. Esta entrada tem fogo bem potente em palco Se será finalista? A canção não se destaca nem das restantes concorrentes, nem do género musical em que se insere.

Sérvia – Nevena Božović – KrunaNevena está irrepreensível vocal e visualmente. Um desempenho muito forte e uma entrada que tem tudo para se tornar finalista. Se não o for será injusto numa semifinal mais fraca como é esta.

Bélgica – Eliot VassamilletWake up – A Bélgica apresenta praticamente a mesma atuação vista no primeiro ensaio, acrescentando algum fumo. Contudo, não deixa de ser uma entrada morna, muito morna.

Geórgia – Oto Nemsadze – Sul Tsin Iare – Tudo parece estar igual ao primeiro ensaio. O coro masculino está sempre em palco mas algo escondido co a iluminação e os planos de câmara. São potentes os fluxos de lava e de fogo em palco. Finalista? Duvido, embora goste.

Austrália – Kate Miller-HeidkeZero Gravity – É impressionante esta apresentação digamos que suspensa do palco. Kate teve alguma dificuldade em atingir algumas notas, estas falhas foram superadas pelas rondas seguintes. Uma entrada muito forte e impactante que facilmente se qualificará para a final.

Islândia – Hatari – Hatrið Mun Sigra – Os Hatari parecem estar melhor vocalmente. Na parte final da canção há mais fumo. Esta é uma canção única para quem gosta deste estilo musical, como aconteceu no ano passado com os AWS da Hungria. Por este motivo e pela qualidade de desempenho certamente será finalista. O inferno está mesmo em palco com a Islândia…

Estónia – Victor Crone Storm – Neste ensaio estão resolvidos alguns dos problemas detetados no primeiro ensaio. Apenas persistem algumas vocais mas poderá ser devido ao facto de ser um ensaio técnico e não propriamente vocal. No final da canção a tempestade está mesmo em palco. O cantor tem bom aspeto, a canção não é muito forte mas cumpre. O intérprete é sueco, o que poderá contribuir para alguns votos não da Suécia que não concorre nesta semifinal mas dos eternos fãs deste país. Possivelmente uma finalista.

Portugal – Conan Osíris – Telemóveis – Acabou de acontecer o segundo ensaio de Portugal que correu muito bem e João Reis Moreira não brindou os presentes com a sua queda mortal. Conforme averiguámos ontem junto de Conan Osíris e de Joana Martins no live do seu Instagram as roupas verdes mantêm-se.
O site ESCXtra comenta assim o ensaio de há pouco da nossa canção:
Não há nada a reportar do segundo ensaio de Portugal, sem alterações. A delegação portuguesa está obviamente feliz com o seu desempenho, e é muito semelhante ao que vimos no Festival da Canção.
Se este é um passo demasiado alternativo para o público da Eurovisão, ainda se deve ver, mas Portugal deve ser aplaudido por correr esse risco com esta entrada.

Terminaram assim os segundos ensaios destes 15 países da primeira semifinal, sendo que amanhã teremos os últimos dois países participantes nesta semifinal e o começo dos segundos ensaios dos países da segunda semifinal e os finalistas.

Fonte: Eurovision.tv, ESCXtra, escbubble

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.