Biografia de Irma |Autores do Festival da Canção 2021|

Irma Ribeiro nasceu em Lisboa a 15 de outubro de 1992. A sua identidade reflete muito da cultura angolana, devido a ser o país de origem dos avós com quem cresceu. Aos 12 anos começou a tocar guitarra e não mais parou até aos dias de hoje, começando a aventurar-se também na escrita de canções. Estudou na Escola Superior de Tecnologias e Artes de Lisboa, onde concluiu em 2011 o curso de Artes Performativas. Tem um filho pequeno, Moa, nascido em 2017, fruto do seu relacionamento com o ator Filippo Fiumani, conhecido pela sua participação na novela Água de Mar.

Participou na terceira edição do programa Ídolos, em 2009, onde chegou à fase do Auditório dos Oceanos, antes das galas ao vivo, sendo que na fase de grupo atuou ao lado de Salvador Sobral (FC/ESC2017). Lembramos que por esta edição deste programa passaram nomes como Diana Piedade (FC2015), Carlos Costa (FC2012), Solange Hilário (Coros FC2020) ou Carolina Torres.

Irma Ribeiro ficou conhecida como atriz, tendo feito publicidade nomeadamente para marcas como o Continente, a NOS, a Vigor ou a Plasmon. Para além disso participou também em algumas peças de teatro das quais se destacam Os Cornos de Fallstaff e a Força do Sexo Fraco, em 2014 no Teatro Camões e A Carta de João Ascenso, no Village Underground em 2015. Mais tarde participou também em Eusébio, um Hino ao Futebol e Fátima, ambas nos Coliseus de Lisboa e do Porto em 2016.

Ficou conhecida sobretudo pela ficção televisiva, tendo participado na 8ª temporada da série juvenil Morangos Com Açúcar (2010/2011), onde viveu o papel de Violeta Ramos, uma das alunas mais promissoras pela sua voz da Escola D. Sebastião. Depois disso participou em 2015 na novela A Única Mulher na TVI e em Vidas Opostas, na SIC em 2018/2019.

O canto e a composição sempre foram a sua paixão, em paralelo com a representação, e nos últimos anos a atriz e cantora tem-se destacado neste âmbito. O seu primeiro single saiu em 2019, intitulado Da Mesma Pele, um tema que conta uma história de amor que não é vivenciado. Neste tema a cantora conta com a colaboração de Carolina Deslandes (FC2021) na coautoria da letra. Participou com Soraia Tavares (FC2019), Carolina Deslandes (FC2021) e Vânia Blubird, numa versão do tema Telemóveis, de Conan Osíris, promovido pela rádio Mega Hits. Ainda nesse ano é uma das convidadas da Antena 1 para participar no álbum de tributo a Amália Rodrigues, Com Que Voz, em que interpretou o tema Fado Xuxu.

O seu álbum de estreia saiu a 15 de outubro de 2020, intitulado Primavera, onde para além do primeiro single se destacam também os temas A Qualquer Hora e Monami, tendo apresentado o disco a 27 de novembro do mesmo ano no Capitólio, em Lisboa.

Irma foi uma das autoras convidadas para o Festival da Canção 2021, tendo apresentado na 1ª semifinal o tema Livros.

Fonte: Festivais da Canção

Um pensamento sobre “Biografia de Irma |Autores do Festival da Canção 2021|

  1. Pingback: IRMA – A entrevista |exclusivo| |

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.