“Sobe, Sobe, Balão Sobe” 7 Dias em Destaque – Dia 4 por Alice Amaro

Estávamos a 23 de fevereiro de 1979 e no saudoso Cinema Monumental tinha lugar a final do XVI Festival RTP da Canção, com apresentação de Manuela Matos (Manuela Moura Guedes) e do saudoso Fialho Gouveia.
Esta final tinha sido precedida de três semifinais, cada uma contribuindo com três canções para a grande final. Os cantores que deram voz a estes temas foram por ordem de desfile: Gonzaga Coutinho, S.A.R.L. (Carlos Alberto Moniz, Pedro Osório já falecido e Samuel), Concha, Gabriela Schaaf, Tozé Brito, Teresa Silva Carvalho, Florência, Manuel José Soares (já falecido) e Manuela Bravo.

A canção que venceu esta edição do Festival RTP da Canção foi o tema da autoria do saudoso Nóbrega e Sousa e interpretada por Manuela Bravo, Sobe, Sobe, Balão Sobe. Esta canção conseguiu 149 pontos mais 17 pontos que o tema classificado em segundo lugar. Sobre este Festival iremos falar ao longo destes 7 dias na secção Curiosidades.

No Festival da Eurovisão Sobe, Sobe, Balão Sobe classificou-se em 9º lugar, com 64 pontos, entre 19 países concorrentes.

As versões que selecionámos para homenagear esta canção são interpretadas por Alice Amaro, Filipa Ruas, Filipa Sousa, Irmãos Catita, Luís, Jonas & Manuela Bravo, Manuela Bravo & Kumpania Algazarra, Sabrina e Squeeze Theeze Pleeze.

A Versão de Hoje: Alice Amaro foi uma popular e prestigiada cantora das décadas 60 e 70 do século passado.  Mesmo em 1979 esta cantora gravou um single com os dois maiores sucessos do Festival RTP da Canção desse ano, precisamente o tema Sobe, Sobe, Balão Sobe que Manuela Bravo levou à vitória no Festival da Canção e depois à Eurovisão. Na face B desse single Alice Amaro gravou o tema Zé Brasileiro, Português de Braga que no festival foi interpretado por Alexandra, apesar do enorme sucesso obtido junto do público, esta canção não se qualificou incompreensivelmente para a final.

Curiosidades: O sistema de votação no Festival da Canção 1979 foi único, na medida em que cada júri distrital podia atribuir até 10 pontos a cada canção, podendo na sua votação repetir as mesmas pontuações em temas diferentes.
A canção classificada em sexto lugar, Qualquer Dia, Quem Diria, com interpretação de Concha foi a preferida do júri de Lisboa que lhe atribuiu 10 pontos. Este júri teve uma votação algo atípica, na medida em que apenas atribuiu três pontos ao tema vencedor interpretado por Manuela Bravo. O júri da capital ignorou os temas Cantemos Até Ser Dia e O Comboio do Tua, interpretados respetivamente por Teresa Silva Carvalho e Florência, tendo atribuído o segundo lugar a Eu Só Quero (9 pontos) por Gabriela Schaaf. Seguiu-se Tema Para Um Homem Só com quatro pontos e apenas com um ponto ficaram os temas Uma Canção Comercial, Novo Canto Português e Quando Chego A Casa, defendidos neste festival por S.A.R.L., Tozé Brito e Manuel José Soares, respetivamente.

Fique com as atuações de Manuela Bravo no XVI Festival RTP da Canção 1979 e na Eurovisão e com a versão de Alice Amaro.

Fonte: Festivais da Canção

3 pensamentos sobre ““Sobe, Sobe, Balão Sobe” 7 Dias em Destaque – Dia 4 por Alice Amaro

  1. Pingback: “Sobe, Sobe, Balão Sobe” 7 Dias em Destaque – Dia 5 por Squeeze Theeze Pleeze |

  2. Pingback: “Sobe, Sobe, Balão Sobe” 7 Dias em Destaque – Dia 6 por Sabrina |

  3. Pingback: “Sobe, Sobe, Balão Sobe” 7 Dias em Destaque – Dia 7 por Manuela Bravo & Kumpania Algazarra |

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.