🇵🇹 Dia de Portugal: Um Idioma, Um Povo, Um País na Eurovisão |artigo de opinião|

Portugal2017_SalvadorSobral
Hoje é Dia de Portugal,  de Camões e das Comunidades Portuguesas Espalhadas Pelo Mundo.

Muito se poderia dizer sobre um país que nasceu em 1143 e que desbravou terras e oceanos e que tem dado grandes exemplos ao mundo. Este sentir português que é transversal a todas ideologias e formas de pensamento está presente em tudo.
Hoje vou colocar o meu enfoque na presença portuguesa na Eurovisão, onde, na esmagadora maioria dos casos, nos sentimos orgulhosos.

Marcámos presença em 52 Festivais Eurovisão da Canção onde levámos a nossa cultura e o nosso ser e sentir português e na grande maioria o nosso idioma.
Dessas 52 canções, 46 foram cantadas integralmente em português, duas delas (1980 e 2007) com expressões noutros idiomas, três em bilingue, ou seja em português e em inglês (2003, 2005 e 2006) e apenas uma integralmente em inglês (2021).

Poderia colocar aqui em destaque muitas dessas 52 presenças, contudo hoje quero colocar o meu enfoque nas que fazem mais sentido neste Dia de Portugal.
Portugal esteve presente nos poemas de Ary dos Santos com Desfolhada (1969) e Portugal no Coração (1977),  Manuel Alegre com Uma Flor de Verde Pinho (1976), Ricardo Landum com Conquistador (1989) e ainda com Fred Micael e José da Ponte em Lusitana Paixão (1991).
Por duas vezes enviámos â Eurovisão temas que recusaram qualquer tipo de racismo 1995 (Baunilha e Chocolate) e 1996 (O Meu coração Não Tem Cor), pela escrita respetivamente de Rosa Lobato Faria e de José Fanha.
A nossa vontade de derrubar a ditadura que amordaçava Portugal esteve bem evidente no poema de Tourada pela pena de Ary dos Santos em 1973 e em 1974 uma canção de amor viria a ser a primeira senha para derrubar o Antigo Regime, contudo essa canção passou uns dias antes pela Eurovisão, chama-se E Depois do Adeus com poema de José Niza (1974).

Por fim, mas em primeiríssimo lugar, quero referir a esmagadora vitória de Portugal em 2017, com uma pérola de poema, de música, de arranjo musical e de interpretação. Salvador Sobral cantou na Eurovisão que queria Amar Pelos Dois (Luísa Sobral), na verdade ele amou por um país inteiro e conquistou toda a Europa e não só.
À 49ª participação de Portugal no Festival da Eurovisão finalmente Portugal venceu e de forma esmagadoramente arrebatadora, não sendo preciso recorrer a encenações espetaculares, nem sequer prescindir do nosso próprio idioma. Como disse Salvador Sobral nessa noite de vitória A música é sentimento.

Obrigado a todos, sem exceção, que nos representaram na Eurovisão, mas hoje fazia sentido falar destes temas.

Fonte: Festivais da Canção

Um pensamento sobre “🇵🇹 Dia de Portugal: Um Idioma, Um Povo, Um País na Eurovisão |artigo de opinião|

  1. Pingback: 2021 Em Revista – Prémios e Homenagens – Parte III |

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.