🇵🇹 Portugal Na Eurovisão em… 18º lugar por 5 vezes

Portugal ao longo das suas 53 participações no Festival Eurovisão da Canção tem alcançado várias  posições desde o primeiro lugar em 2017, com Salvador Sobral, até ao 19º lugar nas semifinais, o que aconteceu em 2006 com as NonStop.
Dos 758 pontos de Amar Pelos Dois aos zero pontos de Oração e de Antes do Adeus houve todo um universo de classificações para Portugal que vamos passar a destacar.

A propósito da excelente pontuação obtida por MARO, na edição deste ano do Festival Eurovisão da Canção com o tema Saudade, Saudade, resolvemos agrupar as canções portuguesas pela posição que alcançaram ao longo destes anos (1964 a 2022).

Hoje vamos colocar em destaque as cinco participações portuguesas que se classificaram em 18º lugar, quatro ocorreram na década de 80 e uma em pleno século XXI.
O saudoso Carlos Paião, a diva Adelaide Ferreira, a sensacional Dora, o duo Nevada e a surpreendente Filipa Azevedo representaram Portugal no Festival da Eurovisão respetivamente em 1981, 1985, 1988, 1987 e 2010. Todas as cinco canções ficaram inscritas para todo o sempre no historial do Festival da Canção e também no da Eurovisão. Estas cinco canções têm duas coisas em comum, ou seja, todas representaram Portugal no Festival da Eurovisão e todas ficaram classificadas em 18º lugar.
Destes cinco anos, o 18º lugar foi mais saboroso em 2010 porque para chegar à final Filipa Azevedo teve que ultrapassar a semifinal, onde se classificou em 4º lugar.

Vamos viajar por estes cinco anos, por estes intérpretes, por estas canções e respetivos autores.

Carlos Paião foi o vencedor do Festival RTP da Canção 1981 com o tema de sua autoria, Play Back, com 203 pontos, uma vantagem de 41 pontos sobre o tema classificado em segundo lugar.
No Festival da Eurovisão que teve lugar em Dublin, na Irlanda a canção portuguesa classificou-se em 18º lugar (entre 20 canções), apenas com 9 votos, oriundos da Alemanha (8) e da Grécia (1),

Adelaide Ferreira venceu o Festival RTP da Canção 1985 com o tema Penso em Ti (Eu Sei), com 219 pontos, mais 37 pontos que a canção posicionada em segundo lugar. Esta canção foi assinada por Adelaide Ferreira (letra), Luís Fernando (letra) e Tozé Brito (música).
No Festival da Eurovisão que nesse ano se realizou em Gotemburgo, na Suécia, a canção lusa obteve 9 pontos equivalente ao 18º lugar (entre 19 países). Os pontos para a canção portuguesa foram oriundos da Turquia (2) e da Grécia (7).

Os Nevada venceram o Festival RTP da Canção 1987 com o tema Neste Barco À Vela, obtendo 116 pontos, apenas mais um que a canção classificada em segundo lugar. Esta canção tem autoria de Alfredo Azinheira (letra e música) e de Jorge Mendes (música).
Na Eurovisão que se realizou em Bruxelas, na Bélgica, os Nevada classificaram-se em 18º lugar (entre 22 países), com 15 pontos atribuídos pelos seguintes países: Espanha com 8 pontos, Grécia com 5 e Alemanha com 2.

Dora representou Portugal na Eurovisão, pela segunda vez, em 1988 com a canção fruto da Primeira Seleção Interna  para a Eurovisão: Voltarei, tema assinado pelos malogrados José Niza (letra) e José Calvário (música). Uma escolha polémica, atendendo a que a própria intérprete preferia ter ido à Eurovisão com Déjà Vú, canção vencedora do Prémio Nacional de Música e também apurado para a referida seleção interna. Contudo, os responsáveis da estação pública de televisão, na época, não foram sensíveis nem à vontade da cantora, nem do público.
No Festival da Eurovisão Voltarei classificou-se em 18º lugar em ex aequo com o tema da Bélgica, entre 21 canções a concurso, com apenas 5 pontos. Estes pontos vieram de Espanha (4) e da Grécia (1).

Filipa Azevedo venceu a edição de 2010 do Festival da Canção com a canção Há Dias Assim, da autoria de Augusto Madureira.
Um Festival da Canção feito nos moldes eurovisivos que se realizou na Praça de touros do Campo Pequeno, em Lisboa que compreendeu duas semifinais e a grande final, tudo na mesma semana.
Na Eurovisão a canção portuguesa passou à final em 4º lugar com 89 pontos provenientes dos seguintes júris: Alemanha (10 pontos), Sérvia (5), Albânia (5), Polónia (2), Bósnia & Herzegovina (3), Finlândia (6), Estónia (5), Islândia (7), França (8), Espanha (12), Eslováquia (4), Letónia (7), Malta (4), Bélgica (4), Macedónia (2) e Moldávia (5).
Na grande final Há Dias Assim posicionou-se em 18º lugar, entre 25 temas, com 43 pontos. Estes pontos foram atribuídos pelos seguintes países:
Alemanha (6 pontos), Sérvia (2), Islândia (1), Dinamarca (4), França (8), Espanha (6), Letónia (6), Malta (1), Suíça (5) e Arménia (4).

As canções portuguesas que alcançaram o 18º lugar na Eurovisão:

Fonte: Festivais da Canção

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.