🇬🇧 Morreu Olivia Newton-John |última hora|

De acordo com Sky News morreu hoje, aos 73 anos a atriz e cantora Olivia Newton-John. Esta notícia foi avançada pelo seu marido.

Olivia Newton-John ficou muito conhecida pela sua participação, como protagonista, no filme Grease, ao lado de John Travolta.
Em 1974 representou o Reino Unido no Festival da Eurovisão com o tema Long Live Love, tendo alcançado o 4º lugar, com 14 pontos, no ano em que os Abba se tornaram vitoriosos com Waterloo e também na mesma edição em que Paulo de Carvalho representou Portugal com E Depois do Adeus, precisamente a 19 dias do dia 25 de Abril.

Olivia Newton-John nasceu em Cambridge, no Reino Unido, em 1948. Quando tinha apenas seis anos, a sua família emigrou para Melbourne, na Austrália, onde o seu pai trabalhou como professor de alemão no Ormond College, da Universidade de Melbourne.

Frequentou a Christ Church Grammar School, e, depois, a Ormond University High School. O início da sua carreira ocorreu aos 14 anos, quando formou uma banda feminina com três colegas, as Sol Four, que frequentemente atuavam nos cafés e nos bares do campus universitário. Mais tarde, a banda foi frequência assídua em programas locais de rádio e de televisão, incluindo participações no The Happy Show do canal HSV-7.

Com a desagregação das Sol Four, Olivia, que pretendia prosseguir a carreira musical, participou no concurso de talentos Sing, Sing, Sing, apresentado pelo ícone australiano Johnny O’Keefe, onde cantou Anyone Who Had a Heart (alguém que já teve um coração) e Everything’s Coming Up Roses (tudo é um mar de rosas). Acabou por ser a favorita do júri e do público e ganhou o concurso por larga vantagem. O prémio consistiu numa viagem ao Reino Unido que, inicialmente, esteve relutante em aceitar. Um ano depois, em 1966, por encorajamento da sua mãe, acabou por ir, uma decisão que viria a mudar radicalmente a sua vida.

Por essa altura, o seu amigo de longa data, Pat Carrol, também se mudou para Inglaterra. Os dois formaram um duo chamado Pat & Olivia e atuaram em diversas casas de diversão noturna por toda a Europa. Numa dessas atuações, os responsáveis da Decca Records, muito agradados com a sua prestação em palco, ofereceram-lhe um contrato discográfico. O seu primeiro single, Till You Say You Be Mine (até dizeres que serás meu), foi editado em 1966, mas não causou um impacto significativo na crítica ou no público.

Apesar deste primeiro desaire, continuou a batalhar afincadamente e, em 1971, editou o seu primeiro trabalho de longa duração, If Not For You (se não fosses tu). A faixa-título, composta por Bob Dylan, foi seu primeiro sucesso internacional, alcançando o primeiro lugar do Top of the Pop americano. Seguiu-se o single Banks of the Ohio (bancos de Ohio), que se estreou nas primeiras dez posições do top de vendas inglês e australiano.

Este sucesso inicial levou-a a participar diversas vezes no programa semanal de Cliff Richard, It’s Cliff Richard, a ser considerada a melhor vocalista feminina britânica pela revista Record Mirror (por dois anos consecutivos) e a ser convidada para ser a protagonista do telefilme The Case.

Apesar do êxito europeu, nos Estados Unidos, a sua carreira não disparou depois de If Not For You. Os singles subsequentes, Banks of the OhioWhat Is Life (o que é a vida) e Take Me Home, Country Roads (leva-me para casa, estradas do campo) tiveram pouco impacto comercial. No entanto, na cerimónia dos Grammy da Música Country de 1972, recebeu os prémios de melhor intérprete feminina e de voz feminina mais promissora.

Entre 1972 e 1973, editou três trabalhos de longa duração, Olivia (1972), Let Me Be There (deixa-me estar ai) (1973) e Music Makes My Day (a música faz o meu dia) (1973), todos eles bem aceites pelo público e pelos media. Estes sucessos fizeram com que, em 1974, a BBC a convidasse para representar o Reino Unido no Festival da EurovisãoLong Live Love (vida longa para o amor) foi escolhida entre um lote de seis canções, compostas especialmente para Olivia – que mais tarde admitiu que não gostava da canção e que não era de todo a sua favorita. Todas as canções candidatas foram gravados por Newton-John e incluídos no seu álbum Long Live Love, o primeiro a ser editado pela EMI Records.

Nos Estados Unidos, este trabalho foi editado como If You Love Me (se me amas) e incluía quatro canções extras, dentro do género country, com o intuito de capitalizar o sucesso de Let Me Be There, publicado no ano anterior. A faixa-título e I Honestly Love You (honestamente, amo-te) tornaram-se ícones da música tradicional americana e foram os seus primeiros singles a alcançar o primeiro lugar no top americano de música country. O sucesso destas canções ajudou o LP a alcançar o primeiro lugar no top de vendas americano e fez com que ganhasse mais dois Grammys: álbum do ano e melhor atuação por uma cantora country.

O sucesso americano de Olivia provocou um debate entre os puristas, que discordavam que um cantor pop estrangeiro fosse considerado um intérprete country e que fosse equiparado a artistas nativos de Nashville. Este protesto foi muito defendido pela Associação dos Animadores Campestres, mas Olivia teve o apoio incondicional da comunidade de música country – Stella Parton, a irmã de Dolly Parton, chegou mesmo a gravar Ode to Olivia em sua defesa.

Com o grande sucesso que vinha alcançando na América, em 1975 mudou-se para os Estados Unidos e editou o seu sétimo trabalho de longa duração, Have You Never Been Mellow (nunca estiveste relaxado). O LP gerou dois singles de sucesso – a faixa-título, composta por John Farrar, e Please Mr. Please (por favor, senhor agradecido). No entanto, o seu próximo álbum, Clearly Love (claramente amor), não impressionou os seus fãs, nem a crítica e interrompeu a sequência de discos de ouro que vinha ganhando.

Em meados de 1977, o impacto de Olivia Newton-John na música country começou a diminuir. O seu décimo LP, Making a Good Thing Better (tornando melhor algo bom) foi o primeiro trabalho que editou desde que vivia nos Estados Unidos que não alcançou vendas que o certificassem como disco de ouro e o seu único single, a faixa-título, não foi além da posição oitenta e sete do top de vendas americano. Ainda assim, em dezembro desse ano editou a sua primeira compilação, Greatest Hits Of Olivia Newton-John , que alcançou a quarta posição do top da música pop americana e a segunda posição no de música country, tornando-o o seu primeiro disco de platina.

Todo este sucesso internacional determinou que, em 1979, recebesse a medalha de Oficial da Ordem do Império Britânico (OBE), das mãos da Rainha Isabel II, no Palácio de Buckingham, em Londres. Também nesse ano, conheceu o produtor da Broadway Allan Carr, que lhe ofereceu o papel que a viria a tornar uma megaestrela musical no mundo inteiro. Inicialmente, Olivia recusou o papel de Sandy, considerando que se sentia “velha” para interpretar uma aluna que termina o liceu. Dada a insistência de Carr, Olivia acedeu a fazer um teste de tela com John Travolta, que viria a ser o seu parceiro no filme.

Grease acabou por ser o maior sucesso de bilheteria em 1978 e o álbum com a banda sonora permaneceu doze semanas consecutivas no primeiro lugar do top de vendas de inúmeros países – incluindo Estados Unidos, Reino Unido, Austrália e Portugal – e rendeu-lhe três singles de enorme sucesso: dois em dueto com Travolta – You’re The One That I Want (és o que quero) e Summer Nights (noites de verão) – e um a solo, Hopelessly Devoted to You (estou-te desesperadamente dedicada). O seu desempenho proporcionou-lhe um People’s Choice Award, uma nomeação para o Globo de Ouro e permitiu-lhe atuar na cerimónia dos Óscares de 1979, onde cantou Hopelessly Devoted to You, que estava nomeada na categoria de melhor canção.

A popularidade do filme perdurou ao longo dos anos e foi relançado pelo seu 20º aniversário, em 1998, e classificado como o segundo filme mais rentável da história de Hollywood, logo atrás de Titanic. A banda sonora também é uma das dez mais vendidas de todos os tempos.

A sua transformação em Grease, encorajou-a a fazer o mesmo na sua carreira musical. Em novembro de 1978, editou Totally Hot (verdadeiramente quente), que se tornou o seu primeiro álbum a solo no Top 10 americano desde Have You Never Been Mellow. Na capa surge vestida de couro e muito sensual e todas as músicas demonstraram um som mais agressivo e contemporâneo, bem longe das canções doces e simples do início da sua carreira.

No final de 1980, protagonizou o seu primeiro filme desde que Grease, o musical Xanadu, com Gene Kelly e Michael Beck. Embora o filme tenha sido um fracasso crítico e de bilheteira, a sua banda sonora alcançou a dupla platina e os seus cinco singles estrearam-se no top 10 do Billboard Hot 100. Posteriormente, o filme tornou-se um clássico cult e a base para um show da Broadway, que teve mais de 500 apresentações em 2007 e que foi nomeado para quatro Tony Awards, incluindo o de melhor musical.

O seu décimo-terceiro LP, Physycal (fisicamente), editado 1981, foi tudo menos azarado. A faixa título, escrita por Steve Kipner e Terry Shaddick, passou dez semanas no primeiro lugar do Billboard Hot 100, alcançou o galardão de tripla platina e a revista Billboard classificou-a como a sexta música de maior sucesso dos últimos 50 anos da história do pop americano. O LP ultrapassou todas as expectativas, alcançou o galardão de dupla platina e rendeu a Newton-John sua única entrada no Chart R & B.

O sucesso de Physical fez com que os seus produtores planeassem uma tournée internacional e promovessem o lançamento de uma sua segunda coletânea, o galardoado Olivia’s Greatest Hits Vol. 2, que rendeu mais dois singles no top americano: Heart Attack (ataque de coração) e Tied Up (amarrada). A tournée foi filmada para o um programa especial de televisão, Olivia in Concert, que estreou na HBO em janeiro de 1983, rendendo-lhe mais uma nomeação para os Grammy.

Apesar do megassucesso que foi Physical, o seu próximo LP, Soul Kiss (beijo de alma), editado em 1985, ficou um pouco aquém do esperado e atingiu apenas a trigésima posição do top de vendas americano. Este desaire e a gravidez da sua primeira filha levaram a que fizesse uma pequena paragem na sua carreira musical.

Depois de um hiato de quase três anos após o nascimento de Chloe, retomou sua carreira com o álbum The Rumour (o rumor), editado em 1988. A grande promoção ocorreu num programa especial da HBO, Olivia Down Under, e o seu primeiro single, a faixa-título, foi escrito e produzido por Elton John. Tanto o single como o álbum fracassaram em termos de vendas, apesar do trabalho ter sido bastante elogiado pela crítica, que o considerou a consagração madura de Olivia.

Seguiu-se, a edição de Warm And Tender (quente e suave), em 1989, que foi inspirado na sua filha, que apareceu na capa. Este LP, composto por baladas e cações de embalar, também não conseguiu impressionar os sues seguidores e, desta vez, também as criticas especializadas foram bastante negativas.

Em 1992, enquanto planeava uma tournée mundial e preparava o seu décimo sétimo trabalho de longa duração, foi-lhe diagnosticado cancro de mama, o que a forçou a cancelar a tournée e a fazer uma paragem forçada na gravação do novo álbum. Felizmente, Olivia é uma sobrevivente desta doença, tendo-se tornado uma defensor da pesquisa das diversas formas de cancro e a porta-voz do Liv-Kit, um equipamento de autoexame da mama.

O diagnóstico oncológico também afetou o tipo de música que passou a gravar e a cantar. Em 1994, editou Gaia: One Woman’s Journey (Gaia: a jornada de uma mulher), que se inspirou em todos os ordálios oncológicos vividos. Este foi o primeiro trabalho discográfico para o qual escreveu todas as músicas, o que a encorajou a tornar-se mais ativa na composição.

Em 2005, editou Stronger Than Before (mais forte que anteriormente), vendido exclusivamente nos Estados Unidos pela Hallmark. Este foi o seu segundo CD exclusivo para a Hallmark Cards, depois de seu primeiro álbum de Natal, ‘Tis the Season (é a estação), com Vince Gill, cinco anos antes. Os lucros das vendas foram inteiramente doados a associações de pesquisa para a cura do cancro da mama.

Também com fins humanitários, em 2006 associou-se à Walgreens e editou Grace and Gratitude (graça e gratidão). O álbum foi vendido exclusivamente por esta companhia e os lucros foram dados a várias instituições de caridade, incluindo a Y-ME National Breast Cancer Organization. O CD foi vendido numa caixa em forma de coração e continha um Liv-Kit e suplementos dietéticos para a saúde da mama. Cinco anos depois regravou algumas faixas deste trabalho e reeditou-as em Grace and Gratitude Renewed (graça e gratidão renovada), que incluiu uma nova faixa suplementar, Help Me to Heal (ajuda-me a curar-me). Este trabalho trouxe de volta Olivia à tabela da Billboard, surgindo na segunda posição na sua semana de edição.

Em 2008, liderou a iniciativa que tinha como finalidade angariar fundos para a construir o Centro de Cancro e Bem-estar Olivia Newton-John, em Melbourne, na Austrália. Em abril e maio, durante cinco semanas, conjuntamente com outras celebridades e sobreviventes de cancro, percorreu 228 km ao longo da Grande Muralha da China. A caminhada simbolizava os passos que os pacientes com cancro devem seguir para a recuperação.

Ao mesmo tempo editou o CD, A Celebration In Song (uma celebração na canção), onde estavam incluídos novos e previamente gravados duetos com Barry GibbRichard MarxCliff Richard e Keith Urban, entre muitos outros.

Em 2008, participou no programa Coming Home da BBC Wales, que relatava a sua vida entre Inglaterra, Austrália e Estados Unidos. Nesse mesmo ano casou-se com o seu companheiro de longa data, John Easterling, fundador e presidente da empresa Amazon Herb Company, passando a fazer aparições bastante esporádicas em programas especiais de televisão nos quatro anos que se seguiram.

Regressou aos espetáculos em 2012, levando a cabo diversos concertos na Austrália e nos Estados Unidos. A tournée foi um enorme sucesso, estando todos os concertos esgotados meses antes de acontecer. No final desse ano, juntou-se a John Travolta para gravar This Christmas (este Natal), cujas receitas foram inteiramente doadas ao Centro de Bem-Estar e Cancro Olivia Newton-John e à Fundação Jett Travolta. Entre os artistas que contribuíram para este CD surgem nomes como Barbra Streisand, James Taylor, Chick Corea, Kenny G, Tony Bennett e Cliff Richard.

Entre 2013 e 2017 foi a estrela permanente no espetáculo do famosíssimo Flamingo, em Las Vegas onde atuou todas as semanas.

Em 2016, Newton-John foi um dos júris convidados do reallity-show RuPaul’s Drag Race e editou o single You Have To Believe (tens que acreditar), com a filha Chloe e o produtor Dave Aude. A canção tornou-se um sucesso imediato, alcançando o primeiro lugar da tabela de vendas dos Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido e Austrália, entre muitos outros.

2017 foi um mau ano para Olivia, que foi novamente diagnosticada com cancro de mama, desta vez com metástases na região lombar. Os tratamentos levaram a que suspendesse todas as suas atuações e afazeres profissionais e se dedicassem exclusivamente ao combate desta doença.

Atualmente encontra-se em tratamento e a recuperar no Centro de Bem-Estar e Cancro Olivia Newton-John, tendo referido recentemente que pretende retomar as gravações do seu novo trabalho em breve e que espera vê-lo editado em 2019.

Fonte: Sky News, Festivais da Canção | Texto biográfico de Vasco da Câmara Pereira

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