🇵🇹 Quatro músicos portugueses agraciados pelo Presidente da República

Ontem, dia 11, o Presidente da República, Professor Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou quatro músicos portugueses. A cerimónia teve lugar no Palácio de Belém.
Os homenageados foram os seguintes:
Fernando Tordo, com o grau de Comendador da Ordem da Liberdade;
Paulo de Carvalho, com o grau de Comendador da ordem da Liberdade;
Maestro Jorge Costa Pinto, com o grau de Comendador da Ordem do Mérito;
Nuno Nazaré Fernandes, com o grau de Comendador da Ordem do Mérito.

Todos os condecorados mencionados fizeram fizeram história na música portuguesa em geral e no Festival da Canção, em particular.
Vamos recordar as suas presenças nos Festivais RTP da Canção.

Fernando Tordo
Iniciou as suas participações nos Festivais da Canção em 1969 com Cantiga, no ano seguinte interpretou Escrevo às Cidades, em 1971 Cavalo à Solta, em 1972 foi convidado a interpretar a canção Dentro da Manhã, em 1973 marcou presença com Tourada (este tema foi a eleito para ir representar o nosso país no palco da Eurovisão) e com Carta de longe.
No ano de 1977 integrado no grupo Os Amigos (Fernando Tordo, Paulo de Carvalho, Luísa Basto, Ana Bola, Edmundo Silva e Fernanda Piçarra), é o compositor  do tema Portugal no Coração, também esta canção nos representou na Eurovisão, no Reino Unido. A sua última presença no Festival foi em 1984 com o tema Canto de Passagemcom música de sua autoria.
Estas foram as presenças de Fernando Tordo nos palcos do Festival da Canção como intérprete e na grande maioria das vezes também como compositor.
Ainda faltaria mencionar as canções que compôs para outros colegas participarem nas nossas finais nacionais para a Eurovisão, como Minha Senhora das Dores para Luís Duarte e Apenas o meu povo para Simone de Oliveira em 1973Estrela da tarde Novo fado alegre para Carlos do Carmo em 1976Tricot de Cheiros para Zélia Rodrigues em 1984 e P’ra Te Dar Abrigo para Anabela em 2018.

Jorge Costa Pinto
Em 1966 foi o diretor de orquestra do III Grande Prémio TV da Canção Portuguesa, tendo integrado a delegação portuguesa ao Festival Eurovisão da Canção onde dirigiu a respetiva orquestra aquando da atuação de Madalena Iglésias;
Em 1970 foi também o diretor musical do VII Grande Prémio TV da Canção Portuguesa;
No VIII Grande Prémio TV da Canção Portuguesa em 1971 volta a ser o diretor oficial deste evento;
No X Grande Prémio TV da Canção Portuguesa em 1973 dirigiu a orquestra do festival nos temas Tourada e Carta de longe, ambos interpretados por Fernando Tordo;
Neste mesmo ano acompanhou Fernando Tordo à Eurovisão para dirigir a respetiva orquestra aquando da atuação portuguesa;
Foi jurado no Festival da Canção de 1984 em que Maria Guinot se consagrou vencedora.

Nuno Nazareth Fernandes
Esteve presente nos seguintes Festivais da Canção, com as seguintes canções: O Vento Mudou (1967), interpretada por Eduardo Nascimento (compositor); Desfolhada (1969), interpretada por Simone de Oliveira (compositor); Canção de Madrugar (1970), interpretada por Hugo Maia de Loureiro (compositor); Menina (1971), interpretada por Tonicha (compositor); Esta Festa das Cidades (1972), interpretada por João Henrique (compositor); Viagem (1975), interpretada por Jorge Palma (compositor); Meia de Conversa (1985), interpretada por Nuno & Henrique (autor); Quando A Noite Se Faz Certa (1988), interpretada por Luís Duarte (autor e compositor); Um Adeus Que Demora (1992), interpretada por Diana (autor e compositor) e Top Model (1996), interpretada por João Portugal (autor e compositor).

Parlo de Carvalho
Participou pela primeira vez no Festival da Canção 1970 com o tema Corre Nina, com letra de Carlos Portugal e música de Pedro Osório, classificando-se em 4º lugar com 24 pontos. No ano seguinte voltou ao certame, desta vez com Flor Sem Tempo, com letra de José Sottomayor e música de José Calvário, que ficou em 2º lugar com 69 pontos. Concorreu novamente no Festival da Canção 1973, desta vez com a canção Semente, composta por Ary dos Santos e Fernando Guerra, que lhe dá novamente um 4º lugar com 62 pontos e no ano seguinte finalmente obtém a grande vitória com o tema icónico E Depois do Adeus, que representou Portugal no Festival Eurovisão da Canção 1974, classificando-se em último lugar apenas com 3 pontos. Voltou a participar no Festival da Canção 1975 com dois temas: Com Uma Arma, Com Uma Flor (3º lugar), composta por José Niza, e Memória (4º lugar), composta por Fernando Guerra. Depois em 1977 participou no grupo Os Amigos que interpretaram o tema Portugal No Coração no Festival da Canção desse ano, intitulado As Sete Canções, sendo os grandes vencedores e representando o nosso país no certame eurovisivo em Londres, classificando-se em 14º lugar com 18 pontos. A sua última participação como intérprete foi no Festival da Canção 1984, como elemento do Quinteto Paulo de Carvalho, com o tema (Já) Pode Ser Tarde, ficando em 7º lugar com 9 votos.
Paulo de Carvalho foi jurado nas semifinais do Festival da Canção 2021.

Fonte: Presidência da República, Festivais da Canção | 📸 Presidência da República

Um pensamento sobre “🇵🇹 Quatro músicos portugueses agraciados pelo Presidente da República

  1. Pingback: O Ano de 2023 em Revista – Prémios e Homenagens – Parte 1 |

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.