👑 Os Reis do Festival da Canção: Pedro Brito

Prosseguimos hoje a rubrica Os Rei(ncidente)s do Festival da Canção que pretende homenagear os autores, compositores e intérpretes que ao longo dos anos tanto deram ao Festival da Canção em particular e à música portuguesa em geral.
No ano em que se comemora o 60º aniversário do Festival da Canção faz todo o sentido homenagear os que fizeram deste evento aquilo que ele é: o maior e mais prestigiado programa de televisão na área do entretenimento.

Numa época (1964-2017) em que não existiam quaisquer restrições à participação/reincidência dos autores, compositores e intérpretes eclodiram grandes êxitos destes magníficos repetentes que ficaram para sempre inscritos no historial do Festival da Canção e da música portuguesa. É por reconhecermos o seu contributo que criámos esta rubrica e os designamos como Reis do Festival da Canção porque na realidade o foram.

A nossa análise teve como pressuposto o número de canções em que cada um dos nomes interveio, quer seja como autor e/ou compositor e/ou intérprete. Nesta nossa contabilização não considerámos as funções de orquestrador, diretores de orquestra ou elemento dos coros.
Entrámos em linha de conta com o número de Festivais em que participaram, o número de canções em que participaram e o número de vitórias obtidas.
Vamos continuar com um músico que detém um dos mais altos índices de participações e viajar no tempo, num tempo onde pudemos ver num mesmo festival várias canções assinadas pelo mesmo autor e/ou compositor e/ou intérprete.

É com o Pedro Brito que prosseguimos esta rubrica. Este músico iniciou as suas participações nos Festivais da Canção em 1979, sendo a sua mais recente presença em 2010.
No decorrer destes 31 anos Pedro Brito foi compositor e cocompositor de 6 canções, tendo sido coautor de uma delas e intérprete de outra, em 4 Festivais, sendo a sua melhor classificação a vitória obtida no Festival da Canção 1982 em que foi coautor e cocompositor, juntamente com António Pinho e Tozé Brito, do tema Bem Bom interpretado pelas Doce.

Festivais da Canção em que Pedro Brito participou: 4
19791980 (2 canções) – 1982 (2 canções) – 2010
Canções com a participação de Pedro Brito: 6
Número de vitórias obtidas: 1
1982

Recorde aqui o legado de Pedro Brito nas suas participações nos Festivais da Canção.

A – Como compositor: 4
Novo Canto Português – Tozé Brito (1979)

Doce – Doce (1980)

Até Amanhecer – Alexandra (1982)

Amar (vieste para me salvar) – Nuno & Fábia (2010)

B – Como intérprete e compositor: 1

Era – Pedro Brito (1980)

C – Como coautor e cocompositor: 1

Bem Bom – Doce (1982)

OS REIS DO FESTIVAL DA CANÇÃO

José Cid – Tozé Brito –  Nuno Gomes dos Santos – Pedro Osório – Fernando Tordo – Paulo de Carvalho – Ary dos Santos – Carlos Canelhas – Fernando Guerra – Jan van Dijck – Rosa Lobato de Faria – Manuela de Moura Sá Teles Santos – Manuel José Soares – Carlos Alberto Moniz – Luís Filipe – Marco Quelhas – Nuno Feist – Nuno Nazareth Fernandes – António Calvário – João Henrique – José Manuel Coelho – Mário Contumélias –  Nuno Rodrigues – Paco Bandeira – Simone de Oliveira – José Calvário – José Niza – Tonicha –  Artur Garcia – João Andrade Santos – Carlos do Carmo – Madalena IglésiasJosé Luís TinocoPedro Brito
em breve mais nomes dignos de serem considerados Reis do Festival da Canção

Fonte: Festivais da Canção

 

3 pensamentos sobre “👑 Os Reis do Festival da Canção: Pedro Brito

  1. Pingback: 👑 Os Reis do Festival da Canção: Rita Olivaes |

  2. Pingback: 👑 Os Reis do Festival da Canção: Carlos Mendes |

  3. Pingback: 👑 Os Reis do Festival da Canção: Duarte Mendes |

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.