🌹50 Canções Que Gritaram Liberdade – #38 “Recado a Lisboa” – Francisco José

Recado a Lisboa é mais que uma canção de saudade, da saudade de um português que está longe e recorda a cidade onde vivia.
É precisamente pela história que está por detrás desta canção que nos faz inclui-la nesta nossa playlist de canções de homenagem ao dia 25 de Abril de 1974.
Francisco José teve um primeiro mega sucesso com a canção Olhos Castanhos, sucesso este que extravasou as nossas fronteiras e o levou ao Brasil, onde fez carreira artística, enquanto geria um restaurante em parceria com um irmão.
Em 1964, durante uma visita a Portugal, acusou a RTP, num programa em directo, de favorecer os artistas estrangeiros em detrimento dos portugueses. Em consequência dessa acusação teve vários problemas com as autoridades (tendo sido sujeito a interrogatório e processado judicialmente por injúria e difamação), que resultaram na proibição de actuar na RTP (durante 16 anos), condicionando as suas actuações em Portugal e atraindo a atenção da PIDE nas suas deslocações ao país.
A canção Recado a Lisboa fala dessas suas saudades de quem estava forçado a trabalhar fora do nosso país por razões políticas e por ter falado uma verdade que o poder instituído não gostou de ouvir.
Esta canção te poema de João Villaret e música de Armando da Câmara Rodrigues.

Lisboa, querida mãezinha
Com o teu xaile traçado
Recebe esta carta minha
Que te leva o meu recado

Que Deus te ajude Lisboa
A cumprir esta mensagem
De um português que está longe
E que anda sempre em viagem

Vai dizer adeus à Graça
Que é tão bela, que é tão boa
Vai por mim beijar a Estrela
E abraçar a Madragoa

E mesmo que esteja frio
E os barcos fiquem no rio
Parados sem navegar
Passa por mim no Rossio

E leva-lhe o meu olhar
Se for noite de São João
Lá pelas ruas de Alfama
Acendo o meu coração

No fogo da tua chama
Depois levo pela cidade
Num vaso de manjericos
Para matar a saudade

Desta saudade em que fico
Vai dizer adeus à Graça
Que é tão bela, que é tão boa
Vai por mim beijar a Estrela
E abraçar a Madragoa

E mesmo que esteja frio
E os barcos fiquem no rio
Parados sem navegar
Passa por mim no Rossio
E leva-lhe o meu olhar

 

Vídeo 1: Versão estúdio por Francisco José;
Vídeo 2: Por João Braga
Vídeo 3: Por Beatriz da Conceição
Vídeo 4: Versão ao vivo, no CCB, por Carlos do Carmo
Vídeo 5: Por João Villaret;
Vídeo 6: Por Anabela
Vídeo 7: Por Artur Garcia
Vídeo 8: Por Hermínia Silva
Vídeo 9: Por Ana Sofia Varela
Vídeo 10: Por Tristão da Silva Jr.
Vídeo 11: Por António Zambujo
Vídeo 12: Por Rui Oliveira

Fonte: Festivais da Canção, Museu do Fado

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.