Parabéns Festival da Canção – O polémico ano de 1973

Autor: Guilherme Ruivo
O Festival RTP da Canção 1973 teve lugar a 26 de Fevereiro no Teatro Maria Matos com apresentação de dois rostos bem conhecidos dos portugueses: Alice Cruz e Artur Agostinho. Como é do conhecimento geral, foi Fernando Tordo quem se sagrou vencedor com o emblemático tema Tourada, que não é só um marco na história do festival, como também da música portuguesa e, ao fim ao cabo, da política do nosso país. A primeira parte deste festival foi composta pelas atuações de Tereza Tarouca e de Gilbert Bécaud.

O desfile das canções concorrentes começou da melhor maneira, com Tonicha, e foi encerrado igualmente bem por Simone de Oliveira que ganhou o Prémio de Interpretação. Os outros artistas que subiram ao palco, tentando ir ao Luxemburgo, foram, por ordem do desfile, o grupo Mini Pop, Luís Duarte, Paco Bandeira, Paulo de Carvalho, o conjunto Improviso e Duarte Mendes.

A votação coube ao júri distrital, que tinha 20 pontos a distribuir pelas suas canções favoritas, e a 10 jurados de sala, com 10 pontos para atribuir aos representantes favoritos. Foi uma corrida bastante renhida, acabando por ganhar Fernando Tordo, com apenas mais 4 pontos do que Paco Bandeira. Duarte Mendes, que seria o vencedor dos anos mais tarde, completou com o top 3 com a sua conhecida canção Gente.

Fernando Tordo foi ao Luxemburgo e trouxe uma das nossas melhores classificações de sempre, o décimo lugar, tendo sido a equipa da casa a grande vencedora, pela quarta vez.

Tourada eleita como:
O melhor poema – Ary dos Santos | A melhor música – Fernando Tordo |
Uma das mais eurovisivas | A minha canção preferida | A canção vencedora

Apenas o meu povo eleita como:
A melhor interpretação – Simone de Oliveira | Uma das mais eurovisivas

Gente eleita como:
Uma das mais eurovisivas

Tonicha eleita em A rapariga e o poeta como:
O melhor visual

Cantiga eleita como:
A pior canção


Carimbava o passaporte à canção vencedora?
Sim, Tourada é uma das melhores canções que já nos representou lá fora. Um dos mais belos poema da língua portuguesa, muito bem musicado e interpretado.

A minha pontuação para a canção vencedora (entre 0 e 10):   10 pontos
Qualidade média das 10 canções (entre 0 e 10):   5,9 pontos

Fonte: Festivais da Canção

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.