Parcerias de Sucesso – António Pinho & Nuno Rodrigues – parte 1

Antonio Avelar Pinho Nuno RodriguesA parceria que hoje colocamos em destaque – António Avelar de Pinho e Nuno Rodrigues – uma parceria que teve sete entradas nos Festivais da Canção.
Hoje vamos recordar quatro delas.

Esta dupla estreou-se nas nossas finais para a Eurovisão em 1977 com o tema A flor e o fruto, precisamente no ano em que cada canção tinha 2 versões. Hoje vamos colocar em destaque a Versão A deste tema que foi orquestrada por Celso Carvalho e interpretada pelos Fantástica Aventura, um grupo formado propositadamente para este festival que integrou Daphne, Francisco Graça, João Henrique, José Campos e Sousa e Judy Bremman. Esta versão classificou-se em 4º lugar, entre 14, com 39639 votos.

No Festival de 1978 esta parceria viu duas canções suas serem apuradas para a final do Teatro Villaret, uma para os Gemini e outra para Tonicha. Hoje vamos dar o nosso enfoque ao tema Ano Novo, Vida Nova que os Gemini defenderam neste festival. O júri de sala responsável pelas votações, neste ano classificou este tema em 11º lugar.

Em 1979 esta parceria teve 2 canções no Festival esta semana vamos destacar a canção Eu só quero que teve interpretação de Gabriela Schaaf e orquestração de Jorge Machado e Javier Iturralda. Uma canção ao estilo da cantora com interpretações arrastadas e que na época foi muito apreciada. No festival Eu só quero posicionou-se em 2º lugar, após ter passado a sua semifinal. Rita Guerra recuperou e gravou este tema num dos seus últimos cd’s

A última presença desta dupla nos Festivais foi em 1981 com Alibabá (Um homem das Arábias) que o júri distrital classificou injustamente em 4º lugar. Esta era a grande favorita da noite, mas a tacanhez e o preconceito dos jurados impossibilitaram que Portugal tivesse a sua melhor classificação de sempre ou mesmo a vitória.  As Doce estiveram irrepreensíveis, como sempre que subiam a um palco, a coreografia, o visual concebido por José Carlos, assim como a letra e a música era do mais eurovisivo possível. Enfim escolhas e preconceitos…

Na próxima semana voltaremos com novas canções pela mesma parceria.

Fonte: Festivais da Canção

3 pensamentos sobre “Parcerias de Sucesso – António Pinho & Nuno Rodrigues – parte 1

  1. Faz falta um pequeno introito mas mais informativo em relação ao que esta dupla fez extra-festivais. Afinal são os dois membros mais importantes da Banda do Casaco e tem o nome ligado a muita outra coisa.

  2. antonio pinho e nuno rodrigues!
    uma parceria de sucesso em festivais da cançao!

  3. Pingback: Os 16 compositores do Festival da Canção 2020 são… |última hora| |

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.