Artur Garcia no III Festival da Canção Portuguesa 1961

Estávamos a 20 e 21 de Agosto de 1961 e no Casino da Figueira da Foz acontecia o III Festival da Canção Portuguesa da responsabilidade da Emissora Nacional de Radiodifusão. Este foi o primeiro festival a ser transmitido também pela RTP, tendo sido uma transmissão em direto e em simultâneo pela Rádio e Televisão de Portugal.

Neste festival a primeira parte foi preenchida com êxitos das anteriores edições e na segunda parte foi o desfile das canções concorrentes:
De cá para lá – Maria Clara – 2º lugar
Coimbra não esquece Inês – Guilherme Kjölner
Ontem e hoje – Simone de Oliveira – 1º lugar
Mais tarde – Gina Maria
Canção do passado – Artur Garcia – 8º lugar
Dilema – Madalena Iglésias – 5º lugar
Porque voltei – António Calvário – 7º lugar
Bom dia, Lisboa – Alice Amaro – 3º lugar
Oração para dois – Maria de Fátima Bravo – 4º lugar
Adeus minha mão não chores – Artur Ribeiro – 6º lugar

A canção interpretada por Maria de Fátima Bravo, Oração para dois, viria a ser êxito mais tarde na voz de António Calvário, enquanto o tema Adeus minha mãe não chores abordava a temática da partida dos soldados para Angola, onde precisamente nesse anos tinham começado as operações militares. A receita deste espetáculo foi doada às vítimas deste conflito que estava no seu início e que tomaria proporções maiores nos anos seguintes que se prolongaria até 1974.

O Prémio de Interpretação foi atribuído a Maria Clara com a interpretação do tema De cá para lá. 
No segundo dia desta edição do Festival da Canção Portuguesa as 10 canções concorrentes foram apresentadas pela ordem de classificação do 10º ao 1º lugar.

Este festival por se realizar anualmente na Figueira da Foz passou posteriormente e designar-se como o Festival da Canção da Figueira da Foz e se sofreu influências como muitos por toda a Europa do Festival de San Remo viria a influenciar o Grande Prémio TV da Canção Portuguesa que viria a ter a sua primeira edição em 1964, com a escolha da canção de Portugal para a Eurovisão. Os seis cantores que viriam a participar .no I Grande Prémio TV da Canção foram concorrentes neste III Festival da Canção Portuguesa

Recorde ou oiça pela primeira vez a Canção do passado, um tema de Vitorino de Sousa (letra) e de Resende Dias (música) na interpretação de Artur Garcia, com acompanhamento do Conjunto de Jorge Machado.

Fonte: Festivais da Canção

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.