José Mário Branco – Inquietação |O documentário|

Na sexta-feira, dia 7, passou na RTP1 o documentário da autoria de Nuno Galopim e de Edgar Fonseca sobre José Mário Branco.
Um documentário extramente bem feito que nos conta a história profissional e de certo modo pessoal de José Mário Branco desde o final da década de 50 do século passado, até aos nossos dias.
Contudo, este documentário também nos conta, através do visado principal, a História de Portugal no período mencionado. Desde a tomada de consciência social e política que de cristão por educação e hábito passou a simpatizante do PCP, a grande força organizada de luta contra o antigo regime, passando pelo seu não às guerras coloniais e consequentemente à vida militar, o que o levou a emigrar para França para não colaborar nesses conflitos que deflagraram no início da década de 60, nas então territórios portugueses em África.
Neste exílio, em França, José Mário Branco esteve sempre ligado à música e atento ao que se passava na Europa, principalmente em Portugal e foi com grande surpresa que soube do Movimento dos Capitães que em 25 de Abril de 1974 libertou Portugal da ditadura em que o nosso país estava mergulhado.

Esta peça jornalística aborda todo o percurso musical de José Mário Branco, quer nos discos editados, quer nos inúmeros espetáculos, quer nos projetos musicais ao produzir e escrever temas para outros colegas, como foi o exemplo mostrado nesta peça com Camané.
Um dos grandes projetos que este músico criou e no qual participou foi o Grupo de Acção Cultural – Vozes na Luta, onde foram editados em disco temas de intervenção política e que se tornaram muito populares como A cantiga é uma arma e Alerta, esta última canção foi levada por José Mário Branco ao Festival da Canção de 1975, o primeiro feito em liberdade, com as canções a espelharem o momento político vivido então, o designado PREC.

Se não conseguiu ver este excelente documentário, não o perca, aceda aqui.

Vários têm sido os êxitos de José Mário Branco, ao longo da sua carreira, como os que de seguida mostramos:

Fonte: RTP, Festivais da Canção

4 pensamentos sobre “José Mário Branco – Inquietação |O documentário|

  1. Pingback: Prémios Festivais da Canção – O Melhor Programa de Entretenimento de 2018 |

  2. Pingback: Prémios Festivais da Canção – O Melhor Programa de Entretenimento de 2018 – Parte 2 |

  3. Pingback: Morreu José Mário Branco |

  4. Pingback: TicMAIS» Arquivo » 46º aniversário do 25 de Abril

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.