Fernando Correia Martins foi ontem homenageado na Penha de França

Teve ontem lugar uma grande homenagem ao maestro Fernando Correia Martins, pelas 18 horas no Jardim António Sardinha, um evento promovido pela Junta de Freguesia de Penha de França, onde morou durante muitos anos. Este evento foi apresentado por Carlos Jorge Español, assistente de produção do Festival da Canção 1989, que com ele partilhou a autoria de inúmeras marchas. A cerimónia começou com o descerrar do busto do maestro Fernando Correia Martins na referida praça pela sua esposa, Olívia Correia Martins, e os elementos da Junta de Freguesia de Penha de França, tendo depois usado a palavra Olívia e um dos elementos da referida Junta de Freguesia.

O espetáculo prosseguiu depois com as atuações da fadista Ana Margarida interpretar duas das Marchas com que Fernando Correia Martins venceu o Prémio Musicalidade: Fidalgos do Alto do Pina e Alto do Pina, Ao Encontro de Lisboa. Depois foi a vez de Clemente, que esteve também presente nesta homenagem e interpretou dois dos seus temas de sucesso: Canção dos Teus Cabelos e Vais Partir, que teve orquestração de Correia Martins.

Por fim foi a vez de Manuela Bravo, que interpretou os temas Cartas de Amor, imortalizado por Tony de Matos, numa versão orquestrada pelo maestro e também Óculos de Sol, um tema também ele bem conhecido do seu repertório. No final da sua atuação defendeu o icónico Sobe, Sobe, Balão Sobe, tema com que representou o nosso país em Israel no Festival Eurovisão da Canção 1979, depois de ter vencido o Festival da Canção desse ano e que contava com orquestração de Fernando Correia Martins.

Fernando Correia Martins foi um dos maiores nomes da música portuguesa, autor, compositor, instrumentista, orquestrador e maestro, teve uma obra notável orquestrando para vários nomes da nossa música nos seus mais variados estilos, compondo para teatro e para revista, dirigindo orquestras e fazendo inúmeras marchas. Foi um dos nomes mais presente no nosso Festival da Canção, participando em 1975, 1979, 1980, 1981, 1982, 1983, 1988, 1989, 1990, 1991, 1992 e 1993.

Faleceu de forma inesperada aos 72 anos, a 28 de março de 2009 em Lisboa, depois de se sentir mal em casa após uma sessão da revista que estava a dirigir e de não ter sido socorrido de imediato conforme foi divulgado na altura, tendo a médica sido acusada de negligência no decorrer do processo. Para saber mais sobre a carreira de Fernando Correia Martins leia o nosso artigo aqui com a sua biografia.

Veja algumas fotos do evento de ontem que juntou várias caras conhecidas do mundo do espetáculo nesta grande homenagem.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Fonte: Olívia Correia Martins, Junta de Freguesia da Penha de França, Festivais da Canção

Um pensamento sobre “Fernando Correia Martins foi ontem homenageado na Penha de França

  1. Pingback: 2019 em revista – Prémios e Homenagens |

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.