A nossa homenagem a Florência – #1 Biografia Resumida

FlorênciaFlorência: #1 Biografia Resumida#2 Discografia#3 Festivais da Canção#4 Atuações#5 Os Êxitos

Florência nasceu no Porto no dia 12 de setembro de 1943. O seu nome é Florência Martins da Cunha Vieira, tendo começado com o nome artístico de Florência de Fátima, depois passou a Florência Rodrigues e finalmente Florência.

Esta intérprete começou a cantar aos 13 anos no Rádio Clube do Norte, onde venceu o concurso Rainha das Cantadeiras, no Porto, numa iniciativa do Jornal de Notícias e em Lisboa venceu o concurso de Rainha das Cantadeiras de Portugal.

No ano de 1953 vai com a família para o Brasil. Neste país fez rádio, televisão, participa em vários espetáculos, em festivais e ganha vários prémios.
A TV Tupi atribuiu-lhe o prémio A Melhor da Semana. Foi no Brasil que gravou os seus primeiros discos ainda com o nome artístico de Florência de Fátima.
Regressa a Portugal em 1966 com um contrato para atuar em vários casinos portugueses: Estoril, Espinho e Póvoa do Varzim.

Florência iniciou assim uma carreira de sucessos em Portugal onde não se confina ao Fado, mas também alcança sucessos ao interpretar e gravar temas de Folclore e da chamada música ligeira.

Casou-se com Domingos Parker de quem tem uma filha e juntos fundam o Rádio Clube de Matosinhos, onde apresentou o programa de divulgação da música portuguesa e de artistas portugueses intitulado Portugal a Cantar.

Nos anos 70 da década passada participa em vários festivais no como no I Festival a Canção da Guarda com o tema de José Guimarães e de Resende Dias, João do Mar, onde alcança o segundo lugar.
Ainda nesta década concorre no Festival da Canção de Dois Mundos com dois temas da autoria da dupla Viale Moutinho e José Calvário: Canção por Ti e Passeio.
A fechar esta década Florência participa no Festival RTP da Canção 1979 com o tema de Mário Contumélias e de Manuel José Soares – O Comboio do Tua – alcançando a grande final do Cinema Monumental.
Para além destes festivais Florência marcou presença no Festival do Minho, Figueira da Foz, Festival da Canção do Mundo Celta, em Espanha e Festival de Intérpretes na Alemanha.

A nível discográfico começa na editora Ofir e em 1970 assina pela Orfeu – Arnaldo Trindade.  São muitos os discos que gravou, tendo obtido dois discos de ouro. No #2 vamos colocar em destaque grande parte da discografia de Florência.

Em 1975 Florência estreia-se no Teatro de Revista, no Teatro Sá da Bandeira com O Último Tango em Lisboa, inclui o elenco de várias revistas como Alô Lisboa, Daqui Porto onde nasceram dois grandes êxitos da sua carreira: o fado Maria Tripeira e a canção Farrapo da Festa.

Florência foi agraciada com vários prémios. Em 1992 foi eleita Rainha da Rádio Nortenha pelos leitores do jornal Festival, no ano seguinte ficou nos Vinte Mais do Concurso de Locutores da Rádio, uma iniciativa da revista Jogos da Rádio. Recebeu o Troféu Revista Dona pela classificação obtida no concurso Reis do Espetáculo.
Em 1996 foi agraciada com o Prémio Prestígio da Casa da Imprensa.

Ao longo da sua carreira Florência colecionou vários êxitos como iremos colocar em destaque no ponto #5 Os Êxitos.
Destacamos alguns destes sucessos como Moda da Amora Negra, De Rosa Ao Peito, João do Mar, Não Me Chames Amor, O Porto Canta, São João Rapioqueiro, Lenda de Viana, Maria Tripeira, entre muitos outros.

Fonte: Museu do Fado, Clássicos da Renascença, Festivais da Canção

4 pensamentos sobre “A nossa homenagem a Florência – #1 Biografia Resumida

  1. Pingback: A nossa homenagem a Florência – #5 Os Êxitos |

  2. Pingback: A nossa homenagem a Florência – #4 Atuações |

  3. Pingback: A nossa homenagem a Florência – #3 Festivais da Canção |

  4. Pingback: A nossa homenagem a Florência – #2 Discografia |

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.