🇵🇹 Biografia de Bispo

Autora: Maria Fernanda Fonseca
Pedro Bispo
 é um Rapper nascido e criado em Algueirão-Mem Martins, sendo que o que o levou para a música foi a sua grande paixão por ela.
Este músico nasceu a 12 de abril de 1992, contando 31 anos e os números falam por si. Com mais de 300 mil audições por mês no Spotify, e perto de 200 mil seguidores no YouTube e outros tantos no Instagram. Pedro Bispo há muito que é um dos mais populares artistas da nova vaga do Hip Hop nacional. Foi nas plataformas digitais e redes sociais que se deu a conhecer. O Rapper estreia-se por uma grande editora com o álbum “Mais Antigo” que o confirma como uma das maiores estrelas do nosso país neste registo musical.

Mais Antigo” é já o segundo Álbum de originais deste Rapper de Algueirão-Mem Martins, que começou a escrever e a fazer música logo no início da adolescência com apenas 11 anos no ano 2003. Começou a fazer música com Piri na casa de um vizinho e com um microfone de computador, influenciado pelos discos de Sam The Kid, Mind da Gap, e os Da Blazz apenas para contar uma história, a sua. Passou pelos maiores palcos Nacionais como o Meo Sudueste.
“Dormir descansado é o melhor barómetro do sucesso” é a sua frase de eleição. Como o continua a fazer neste “Mais Antigo”, é um álbum bem escrito e bem produzido, de grande maturidade musical, para o qual chamou alguns amigos que também fazem parte dessa história, porque, como diz em entrevista ao DN, considera-se uma pessoa grata com tudo o que lhe tem acontecido.

Por vezes existe um certo preconceito por parte de alguns fãs mais puristas de Hip Hop, que alegam uma certa perda de identidade, quando os artistas dão o salto para uma grande editora, mas não é essa a sua opinião. Está completamente satisfeito com a sua editora A Sony, que o apoia por aquilo que ele é, e pelo que representa.

Como uma primeira curiosidade, é que uma boa parte dos seus amigos estão presentes neste seu trabalho, ”Mais Antigo”, como o Piri, o Ivandro e o Deezy.
A segunda diz respeito ao Festival Sumol Summer Fest’23. Wiz Khalifa não pôde ser a grande atração do segundo dia 1 de julho do Sumol Summer Fest’23. Bispo foi o artista escolhido para ocupar a vaga do rapper norte-americano.
Alegando motivos de saúde, a organização do festival anunciou ao final da tarde de 27 de junho, que o autor de “Young, Wild & Free”,  ia ficar de fora do cartaz da edição deste ano. Não muitos minutos depois, o Sumol Summer Festa dava conta que Bispo deu match à proposta lançada para integrar o certame e rapidamente materializa a mudança da Ericeira onde tinha atuado e parte para a Costa da Caparica.

Quase a celebrar o 10º aniversário do seu primeiro trabalho de originais, Bispoterapia saiu em 2014, após uma caminhada de duas mixtapes, Pedro Bispo é hoje um dos casos de maior sucesso dentro de uma nova geração de artistas que surgiram nos meandros do Hip hop.

Após o álbum “Mais Antigo” (2020), selou uma parceria com o produtor D’ay para um EP marcado por “Mudanças” (2021). Se no ano passado tinha ficado a zeros, em 2023 conta já com dois singles na rua, “Pontos Finais” e Planeta, este último em colaboração com Bárbara Tinoco.
Há dois anos Bispo e Diogo Piçarra editaram o tema Monarquiae já este ano editou o tema Placas juntamente com Ivandro. Mais recentemente criou juntamente com SYRO a composição Brutos Diamantes que está incluído no álbum 11:11 deste último artista.

No dia 5 de novembro de 2023 Bispo venceu na categoria Best Portuguese Act da MTV, categoria em que estavam também nomeados os cantores Bárbara Tinoco, Carolina Deslandes, Marisa Liz e Piruka.

Julgo ter deixado aqui para todos os que nos seguem através deste nosso/vosso site, uma forte Biografia deste compositor convidado para fazer uma canção para o nosso Festival da Canção 2024. Mais uma vez digo, que a julgar pelo que se diz, e pelo trabalho já mostrado que estamos perante uma pessoa capaz de fazer um excelente trabalho para a grande festa anual da Música Portuguesa. Aguardemos então!

Fonte: Diário de Notícias, Pedro Bispo

Um pensamento sobre “🇵🇹 Biografia de Bispo

  1. Pingback: No dia em que você nasceu… António Branco, Bispo e Maria Helena Varela Santos |

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.