🇸🇪 Esta Festa das Canções 2024: João Ferreira comenta as canções da SF2 e finalistas votantes nesta semifinal

João Ferreira integrou os Shout com Sara Tavares (FC/ESC1994) e colaborou pontualmente com Paulo de Carvalho (FC/ESC 1974/1977) e com Glennis Grace (ESC2005).
Seguidor do Festival da Canção e do Festival Eurovisão da Canção.
Foi programador do Euroclub e Eurocafé 2018 (Equipa RTP Side Events Eurovisão 2018).
João Ferreira é um dos nossos convidados a comentar as 37 canções concorrentes na edição 2024 do Festival Eurovisão da Canção, fez-nos chegar os seus comentários e pontuações aos temas concorrentes na segunda semifinal, assim como, às canções dos três países finalistas que atuam e votam nesta semifinal que vai ter lugar a 9 de maio de 2024.

Por ordem de desfile as canções concorrentes da segunda semifinal e dos três finalistas que atuam e votam nesta semifinal

1 🇲🇹 Malta – Uma desilusão. Sarah Bonnici é muito fraca para um tema tão fraco como “Loop”. Uma tentativa pop dance falhada.
Mais uma vez, não vale fazer mais comentários a não ser o desejo que Malta regresse aos bons temas. 04/20

2🇦🇱 Albânia – Um dos meus temas preferidos. Raramente a Albânia falha em apresentar boas apostas na Eurovisão e este ano não é exceção.
Uma canção generalista que aposta na universalidade musical, bastante bem construída e apoiada numa das melhores prestações vocais desta edição com Besa Kokedhima.
Tem de conseguir apresentar ao vivo a o ritmo poderoso e contagiante. Se assim for será mais que justo passar á Grande Final eurovisiva. 16/20

3🇬🇷 Grécia – Uma canção interessante mas um pouco confusa. Gosto da inclusão dos elementos étnicos e instrumentos tradicionais mas ouvir todo o tema não consigo encontrar grande emoção nem nada de muito original.
A interpretação de Marina Satti é suficiente para levar a Grécia á Final numa semifinal sem grandes concorrentes. 11/20

4🇨🇭 Suíça – Entramos no possível Top 3 eurovisivo. Um canção multo generalista que agradará a todas as gerações, fãs ou meros espetadores dos grandes espetáculos musicais.
Não sendo dos meus temas favoritos, considero que Nemo e “The Code” marca a superioridade numa canção bem pensada, com uma construção musical que prima pela surpresa e uma grande produção.
Entre arranjos singulares e uma prestação musical entre pop e rap, a canção é surpreendente ao longo dos 3 minutos.
Espero que não estregue tudo em palco. Finalista certo para a edição de 2024. 14/20

5🇨🇿 Chéquia – Uma canção pop feminista como tantas outras que já ouvimos. O tema não é mau mas a falta de originalidade e a constante repetição tornam “Pedestal” uma canção aborrecida. Como diz um amigo meu, “soa a uma má Avril Lavigne” e tem razão. Duvido que no todo consiga ter espaço para passar á Final, em Malmo. 08/20

Finalista🇨🇵 França – “Mon amour” pretende ser um hino clássico e a França consegue concretizar-lo de uma forma simples mas mágica com este tema universal. Slimane tem uma grande técnica vocal, consegue ser altamente emotivo e é ele claramente a uma das grandes vozes desta edição.
A delegação francesa não ira ‘perder a oportunidade de fazer uma grande produção e um bom stagging em Malmo.
Pessoalmente não vejo este tema a ficar em Top 5, não este ano, mas garatirá uma boa classificação em especial do júri. 14/20

6🇦🇹 Áustria – Mais uma aposta pop-tecno a fazer lembrar aos anos 90.
“We Will Rave” é, na minha opinião, dos melhores temas eurovisivos em 2024, e irá fazer parte das playlist dos Euroclubs durante muitos anos.
Com uma produção em estúdio muito cuidada, a dificuldade será transpor em coreografia e apresentação visual tudo o que este tema tem de bom.
Espero que o consiga e que Kaleen volte celebrar o poder da musica na Final eurovisiva. 16/20

7🇩🇰 Dinamarca – Gostei imenso de “Sand” e da interpretação de Saba desde a final dinamarquesa, onde era a minha favorita.
Estamos perante um tema que poderia ser apresentado por qualquer país nórdico, os quais já demonstraram em dezenas de temas eurovisivos que sabem o que fazem.
É o que acontece com esta canção, um tema pensado para o palco eurovisivo, com uma grande interpretação, é na realidade uma celebração á eurovisão.
Um dos grandes momentos de 2024, quer visualmente quer vocalmente. Na Final, sem duvida. 17/20

8🇦🇲 Arménia – Não gosto, não suporto, não volto a ouvir. Desde a sonoridade, ao timbre, o cansaço que esta musica é… É um grande não, sem mais considerações. 02/20

9🇱🇻 Letónia – Adoro “Hollow” pela voz de Dons. Uma interpretação vocal impecável que a par de uma melodia simples, mas eficaz fazem deste tema uma possível surpresa em 2024.
A composição da letra é eximia, com o vocalista a conseguir transportar-nos por um percurso de experiencias pessoais que fazem de “Hallow” algo nosso.
Uma canção que se conseguir o foco musical no palco de Malmo, sem outras distrações, poderá carimbar o passaporte para a Final. 17/20

Finalista🇪🇦 Espanha – Um grande tema, muito querido por nuestros hermanos, a fazer as hostes espanholas voltar a acreditar numa boa posição na Eurovisão.
Não sei bem o que achar deste tema, é um dos que se ama ou odeia.

Gosto da ideia, gosto de Nebulossa, mas não gostei da apresentação em palco no Benidorm Fest.
Se estamos a falar do conceito de Zorra, uma mulher mais velha, madura, que gosta de provocar e escandalizar, porque é que a representamos em palco por dois travestis de 40 anos?
Isto de por tudo e por nada ter que agradar ou piscar os olhos ao mundo queer….por favor!
A ver vamos… 12/20

10🇸🇲 São Marino – Sem grandes alongamentos e considerações, um big e grande Não!
Nunca fui apreciador das apostas de San Marino na Eurovisão e isto só prova aquilo que penso. Só vale a pena concorrer se pudermos ser bons e fazer a diferença. 02/20

11🇬🇪 Geórgia – Não sendo uma grande canção, longe disso, “Firefighter” não é, para mim, dos piores temas de 2024. Mas precisa de melhorar…
Um tema pop-dance, cliché, não traz grande substância musical, mas é uma tema que pode resultar em palco, se Nutsa Buzaladze conseguir impor o ritmo e a sensualidade que este tema precisa. Na corda bamba para Final. 11/20

12🇧🇪 Bélgica – A minha canção de 2024. Estamos a falar no patamar dos possíveis vencedores da Eurovisão.
“Before the Party’s Over” é um tema triunfante com arranjos musicais e produção exímios. Um grande tema é aquele que se reconhece no seu todo ao ouvir os primeiros segundos. É o que me acontece com esta canção,
Uma viagem pela qualidade musical e pelo pop-art, com o anfitrião de excelência, Mustii.
A cuidada construção musical é de aplaudir e o final do tema, a explosão vocal que proporciona é fenomenal.
Para mim, o vencedor deste ano, mas outros estão “à espreita”….. 18/20

13🇪🇪 Estónia – Costumo gostar das apostas da Estónia no seu percurso eurovisivo, mas este ano não.
É um grande não, mas um não pessoal. Até acredito que a canção tenha publico alvo e um nicho de fervorosos seguidores, mas não é a minha onda, embora comece a ser mais comum no palco da Eurovisão.
O non-sense, a parafernália, as grandes misturas instrumentais farão certamente o gosto de vários fãs. Não é o meu caso. 05/20

Finalista🇮🇹 Itália – Uma das grande favoritas na edição de 2024 passou-me ao lado.
“La Noia” é interessante mas não faz parte dos meus temas mais ouvidos, aborrece-me, por vezes, quer no seu ritmo quer no seu estilo “popularucho”. Nada contra, mas não faz o meu género.
Mas é sempre de saudar a presença de Italia na Eurovisão, em especial, porque escolhe sempre temas muito próprios e repletos de qualidade musical, sem olhar para tendências ou “ondas eurovisivas” e tem dado resultado. 10/20

14🇮🇱 Israel – Um dos meus temas favoritos à vitória. A canção com a melhor interpretação vocal de 2024, Eden Golan é brutalmente fantástica em “Hurricane”
Uma balada muito bem conseguida, com um crescendo musical e interpretativo acima da média. Porém, não é surpreendente. O tema ainda que bem conseguido faz parte duma cartilha musical que já muitas alegrias no quadro eurovisivo, mas que se tornou comum.
Essa será a razão e não outra pela qual Israel não deverá alcançar o Top 5, este ano.
Comentários musicais feitos, uma consideração que deve ser tão global como máxima eurovisiva: Somos fãs do maior Festival mundial de Canções, no qual devemos considerar e celebrar as vozes e as músicas, aquilo que nos une e deixar ideologias e posições politicas de lado. No seu extremo, em diversos momentos políticos e mundiais, a música e os seus protagonistas sempre uniram e pacificaram os extremos persistem em dividir. 16/20

15🇳🇴 Noruega – Não faz o meu estilo, nem aquilo que gosto de ouvir. Considero “Ulveham” confuso e vocalmente estridente. Não é uma canção agradável de acompanhar e difícil de suportar ao longo de 3 minutos. Enquanto composição musical é uma amalgama de sons, barulho e muito grito. Definitivamente não é para mim embora estaj bem posicionada para ser finalista. 06/20

16🇳🇱 Países Baixos – Acho isto muito bom. Uma construção simples, eficiente e engraçada. Um momento eurovisivo diferente mas que podes conseguem concretizar. Europapa  vai protagonizar um dos momentos mais cómicos desta edição, numa viagem única e imperdível pela Europa, tudo isto no palco em Malmo.
Um tema tecno e hip-hop que vai, de certeza, recolher muitos pontos do publico e já é uma das favoritas à vitória. Que não desiluda ao vivo, é o que se espera. 14/20

Aceda aqui a todos os vídeos das canções concorrentes na segunda semifinal e respetivos finalistas.

Os Mais e os Menos de João Ferreira

A nota máxima atribuída por João Ferreira foi 18
Para o tema da Bélgica

A nota mínima atribuída por João Ferreira foi 02
Para os temas da Arménia e de São Marino

Esclarecimento aqui.

Aceda aqui aos comentários já publicados em ESTA FESTA DAS CANÇÕES.

Fonte: Festivais da Canção | | 📹 Eurovision Song Contest

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.