Parabéns Festival da Canção – Recordar 2003

Em 2003 foi-nos anunciada outra alteração ao formato do nosso Festival RTP da Canção. Desta vez a RTP tinha comprado os direitos de transmissão do concurso Operação Triunfo à TVE. Este projecto visava testar o talento dos concorrentes e o prémio do vencedor seria representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção 2003.
Este formato tem origem espanhola na Gestmusic. Os concorrentes após serem seccionados num casting frequentavam a academia onde recebiam formação  nas áreas de canto de forma a melhorar as suas capacidades artísticas, técnicas e interpretativas. Mas a formação dos concorrentes não se ficava por aqui, tinham também exercícios físicos personalizados, sessões práticas através dos ensaios diários que os preparavam para uma gala semanal.
Tinham também seminários e conferências apresentadas por artistas profissionais e bem conhecidos do panorama musical português. Além disso eram constantemente acompanhados por uma equipe de médicos, psicólogos e professores que lhes davam todo o apoio  técnico e profissional para poderem levar a bom termo a sua representação semanal.
Este apoio era visível ao longo do tempo através do progresso mostrado pelos concorrentes que semanalmente eram alvo de apreciação por um júri qualificado. Só assim poderiam ser poupados à expulsão semanal da academia.

Os três finalistas teriam como recompensa a promoção da sua carreira artística enquanto que o vencedor representaria Portugal na Eurovisão.

No entanto e por questões de logística de tempo este projecto inicial não chegou a ser colocado em pratica uma vez que perto do prazo limite para a RTP fornecer os dados da/o seu representante no ESC ainda faltavam alguns programas  para se conhecer o vencedor da Operação Triunfo. Neste sentido a RTP convida Rita Guerra que numa das galas da Operação Triunfo interpretou três canções para os portugueses durante a semana seguinte escolherem a que mais gostariam de ver nos palcos do ESC como nossa representante.

A escolha da canção foi feita exclusivamente por telefone e SMS.

Deixa-me sonhar (só mais uma vez) eleita como:
|O melhor poema – Paulo Martins| Uma das mais eurovisivas| A canção vencedora| A minha canção preferida|

Estes dias sem fim eleita como:
| A melhor música – Rui Miguel Soares Correia|

Prazer no pecado eleita como:
|Uma das mais eurovisivas|

Rita Guerra 2003Carimbava o passaporte à canção vencedora?
Sim, entre o leque apresentado de três canções esta foi a minha escolha na altura e continua a ser, ainda, a minha escolha.

A minha pontuação para a canção vencedora (entre 0 e 10):  10 pontos
Qualidade média das 3 canções (entre 0 e 10):  9.3 pontos

Fonte: Festivais da Canção, RTP

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.