No dia em que você nasceu… Helena Coelho, Lilly Tchiumba, Manuel Loureiro, Pedro Cardoso e Tatiana Pinto

Hoje, dia 16 de Julho, comemora-se o aniversário de Helena Coelho, Manuel Loureiro, Pedro Cardoso e Tatiana Pinto. Homenageamos também Lilly Tchiumba, que seria hoje aniversariante.

A nossa primeira aniversariante é Helena Coelho, nascida a 16 de julho de 1981, em Setúbal. Quando tinha 18 anos viveu no Japão, tendo depois regressado a Portugal e estudado na Universidade Lusófona, onde tirou o curso de Ciências da Cultura e da Comunicação. É apresentadora de televisão e modelo, tendo-se destacado pela sua beleza em várias campanhas de moda. Como apresentadora esteve sempre na RTP, onde apresentou programas como Destinos.pt, Verão Total, 7 Maravilhas – Praias de Portugal ou também o programa Só Visto. Apresentou o Festival da Canção 2006 ao lado de Daniel Oliveira, Isabel Angelino, Jorge Gabriel, Helena Ramos e Eládio Clímaco, donde saíram vencedoras as NonStop. Nesse mesmo ano apresentou ainda o Festival da Canção Júnior 2006, no Teatro Tivoli, ao lado de Jorge Gabriel, que deu a vitória a Pedro Madeira.

Homenageamos hoje também Lilly Tchiumba, nascida em Luanda, a 16 de julho de 1939. Era irmã mais nova do pintor e cantor Eleutério Sanches, com quem ainda colaborou em 1968, já em Lisboa, num disco de Mornas e Coladeras. Participou no programa Rua D’ Eliza, com o Duo Ouro Negro e destacou-se em Portugal por trazer a música angolana ao nosso país. Gravou apenas quatro EPs e um LP, não tendo o protagonismo merecido. Participou no Festival da Canção 1969 com o tema Flor Bailarina, com letra de António Leitão e música de Maria Guiomar Garcia, tendo-se classificado num modesto 9º lugar com apenas 7 pontos. Faleceu a 25 de julho de 1989.

Outro dos nossos aniversariantes de hoje é Manuel Loureiro, natural de Lisboa, onde nasceu a 16 de julho de 1968. Estudou na Escola Secundária dos Olivais, onde em conjunto com Paula Fonseca e Vanda Pereira, mais tarde conhecida por Wanda Stuart, formou o grupo Aguarela, com o qual participou no Festival da Canção 1985, interpretando o tema Malmequer, Sim ou Não, classificando-se em 7º lugar com 94 pontos. Este tema tinha letra de Nuno Gomes dos Santos e música de Jan van Dijck e foi um tema orquestrado por Zé da Ponte e Guilherme Inês. Mais tarde voltou ao certame, mais precisamente nas semifinais do Festival da Canção 1992, no programa Entretenimento Total, apresentado por Júlio Isidro. Foi um dos elementos do coro do tema Chuva de Alegria, interpretado por Isabel Campelo na 3ª semifinal e depois na 5ª semifinal esteve como guitarrista e nos coros da canção Barco de Navegantes, que Luísa Basto defendeu. Manuel Loureiro foi finalista da 3ª série do programa Chuva de Estrelas, em 1996, com uma imitação de Mikel Erentxum no tema À Un Minuto de Ti. A par com a sua profissão no Porto de Lisboa, continua a tocar e cantar em vários eventos. É tio da jornalista Joana Martins, que tem feito as reportagens para a web nas últimas edições dos Festivais da Canção.

Pedro Cardoso nasceu em São João da Madeira a 16 de julho de 1982 e vive em Oliveira de Azeméis. É baterista e tem passado por diversos projetos. Participou na semifinal online do Festival da Canção 2011, como elemento do grupo Bettershell, com o tema Um Sinal, tendo sido posteriormente desclassificados. O grupo mudou o nome para Metta e editou o seu primeiro trabalho em 2012, intitulado Entre Linhas, onde Pedro Cardoso surge como baterista.

A nossa última aniversariante de hoje é Tatiana Pinto. Nasceu a 16 de julho de 1982, na Fuseta e vive atualmente em Carcavelos. Cedo começou a sua paixão pela música, ainda no Algarve. Participou por duas vezes no programa Chuva de Estrelas, a primeira na 4ª série, em 1997, com uma imitação de Dulce Pontes no tema Canção do Mar, e depois voltou na 6ª série, em 1998/1999 onde cantou Thank U, imitando Alanis Morissette. Participou no Festival da Canção 2001, na terceira semifinal, com o tema O Beijo do Gato, composto por Vítor Reia e Domingos Caetano, célebre vocalista do grupo algarvio Íris. Classificou-se em 3º lugar ex-aequo, não sendo finalista. É vocalista do grupo Rua da Lua, tendo editado o seu primeiro trabalho discográfico em 2016.

Curiosidades deste dia 16 de julho:

Hoje é Dia de Nossa Senhora do Carmo, celebração da Igreja Católica, e no Brasil é Dia do Comerciante.

A 16 de julho de 622, Maomé parte de Meca para Medina, dando início à Hégira e também à contagem dos anos no calendário islâmico.

Também neste dia, mas em 1228, São Francisco de Assis é canonizado pelo Papa Gregório IX, na Basílica de São Francisco de Assis, na localidade que lhe dá o nome.

Neste dia, mas em 1377, Ricardo II é coroado Rei de Inglaterra, sucedendo ao avô Eduardo III.

Em 1627, a 16 de julho, é beatificada Rita de Cássia, religiosa italiana.

A 16 de julho de 1918, os bolcheviques executam o czar Nicolau II da Rússia e a sua família.

Também neste dia, mas em 1926, a revista National Geographic publica as primeiras fotos coloridas do fundo do mar.

Estão também hoje de parabéns: Clara de Assis, santa católica italiana (1194); Ginger Rogers, atriz e bailarina americana (1911); Elizeth Cardoso, cantora brasileira (1920); Manuel José Clemente, cardeal português (1948) e Ana Paula Arósio, atriz brasileira (1975).

Faleceram neste dia: Papa Inocêncio III (1216); Ana de Cleves, rainha de Inglaterra (1557); Morris, cartunista belga (2001) e Celia Cruz, cantora cubana (2003).

É desta forma que o nosso site dá os Parabéns a Helena Coelho, Manuel Loureiro, Pedro Cardoso e Tatiana Pinto. Um dia feliz repleto de coisas boas e tudo o que desejam a nível pessoal e profissional. Muitas felicidades! Para Lilly Tchiumba deixamos aqui a nossa modesta homenagem por tudo o que deu à nossa música!

Fonte: Festivais da Canção  |  Autores: Maria Fernanda Fonseca e Miguel Meira

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.