Entrevista a Beatriz Felício |exclusivo|

beatriz-felicioBeatriz Felício nasceu a 29 de Setembro em Lisboa. É um das novas promessas do Fado, tendo começado a cantar muito cedo. Entrou no mundo da música há mais de seis anos e desde aí que canta em casas de Fado e em vários espetáculos. O fado é tudo para ela e tem como referências Amália Rodrigues, Ana Moura e Adele. Participou em 2011 no programa Uma Canção Para Ti, na quarta série, onde foi uma das finalistas. O mesmo aconteceu quando em 2015 participou no The Voice Portugal, tendo chegado até à fase dos tira-teimas. Vai interpretar um tema composto propositadamente para este certame por Jorge Fernando.

Passamos a transcrever a entrevista que Beatriz Felício nos concedeu.

Festivais da Canção – Que significado tem para si pisar do palco do Festival da Canção pela primeira vez?
Beatriz Felício – Pisar o palco do Festival da Canção é um orgulho, porque o Festival me diz muito, sempre foi um evento presente em minha casa, acompanhei desde que me lembro, e dizia aos meus pais que um dia gostaria de participar, e hoje sinto que é um sonho tornado realidade.

FC – Como encarou o convite do seu compositor para participar no Festival da Canção deste ano?
BF – Assim que me foi proposto o convite fiquei muito feliz, nunca pensei que me convidasse, principalmente porque para mim o Jorge Fernando é uma referência da música nacional, um grande compositor, cantor e intérprete sinto uma grande responsabilidade, não o posso desiludir.

FC – Quais são as expectativas para a sua canção neste Festival?
BF – A minha canção é muito bonita, é cantada em português, quero que transmita sentimento. Vou abraçar de corpo e alma esta oportunidade para chegar o mais longe possível.

FC – Como descreve o seu tema poeticamente?
BF – “Ao Teu Olhar”, é um poema lindíssimo que transmite uma mensagem de incentivo, e de força a alguém num momento menos feliz da sua vida.

FC – Fale-nos da sua canção e tente enquadrá-la num ou em mais dos estilos musicais existentes.
BF – O meu poema é um fado canção, com uma linda melodia que vai ficar no ouvido, e espero que marque pela diferença.

FC – Este ano a RTP decidiu optar por um novo modelo de votação, sendo que a escolha dos finalistas irá ser por televoto e por votação de um júri de sala. Concorda com este método de votação? Porquê?
BF – Concordo, parece me ser a forma mais justa, vai ao encontro do gosto do público e do júri que têm certas regras a cumprir.

FC – Qual o estilista que vai cuidar da sua imagem no Festival da Canção?
BF – Quem vai cuidar da minha imagem no Festival será a PPCouture.

FC – Na Eurovisão e no Festival da Canção só são permitidos seis elementos em palco. Quantos elementos irão estar consigo no palco e que funções desempenharão?
BF – Ainda não sei ao certo, mas já definidos vou ter guitarra portuguesa e viola.

FC – Conhecidos os 16 intérpretes deste Festival com qual dos restantes 15 preferia extra-concurso fazer um dueto, caso isso lhe fosse proporcionado?
BF – Márcia.

FC – A RTP decidiu dar liberdade na escolha do idioma para apresentar os temas a concurso. Há quem defenda que para se triunfar na Eurovisão teríamos que apresentar um tema em inglês, no entanto, outros referem que se deve cantar sempre na nossa língua, defendendo assim as nossas tradições e identidade. Em qual destas duas correntes se insere?
BF – Apesar de eu ir cantar em português, a criatividade da escrita não pode estar cingida a um só idioma, e se as regras do concurso assim o permitem concordo que se cante noutro idioma. No meu caso como vou cantar um fado canção só faz sentido se for cantado em português.

FC – Complete a frase: “Representar Portugal na Eurovisão seria…”
BF –  … o meu maior sonho.

FC – Este espaço é seu para divulgar o seu tema e a sua equipa, poderá escrever algumas linhas para divulgar a sua canção.
BF – 
Como já tinha dito sinto-me muito feliz e orgulhosa por ter sido convidada para este grande evento, só por isto já me sinto vencedora, sinto também uma grande responsabilidade pois foi depositada em mim uma grande confiança pelo Jorge Fernando, espero surpreender toda a gente especialmente o Jorge, e acima de tudo espero que sintam as minhas palavras e que gostem do que vou fazer.

Agradecemos a Beatriz Felício a concessão desta entrevista e desejamos sorte para a participação no Festival da Canção 2017.

Veja no vídeo em baixo um dos temas interpretados por Beatriz Felício, no programa The Voice Portugal, intitulada Rosa Branca.

Fonte: Beatriz Felício

4 pensamentos sobre “Entrevista a Beatriz Felício |exclusivo|

  1. Pingback: Jorge Fernando – 40 anos de carreira no “Agora Nós” |

  2. Pingback: Canção nº3 – Segunda Semifinal – “Ao teu olhar” por Beea – As suas declarações |

  3. Pingback: FC2017 – 2ª Semifinal – A nossa abordagem a todos os que estão nesta semifinal |

  4. Pingback: A II Semifinal do Festival da Canção 2017 é hoje na RTP |Não perca| |

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.